Duas das principais vias de escoamento para pequenos produtores rurais da região do Maués Miri, em Maués (253 km de Manaus), as estradas do Bacabal e Guaranatuba, começaram a ser recuperadas esta semana pela prefeitura, beneficiando uma centena de famílias residentes em 20 comunidades que cultivam mandioca e diversas espécies frutíferas, além do guaraná, principal e mais tradicional cultura do setor primário do município.
No total, são 5 km de estrada que estavam abandonados e sem manutenção por mais de 10 anos e que irão reduzir em 50% o tempo entre o campo e os consumidores que frequentam as feiras na sede.
“Isso significa redução de custos para os produtores, que vão gastar menos com o transporte das suas safras e também para a população, uma vez que os alimentos produzidos no município ganham em competitividade de preço e qualidade, em comparação com aqueles que são importados de outras regiões do Estado”, destacou o prefeito Junior Leite.
Além de atender o setor primário, as vias irão atender o incipiente polo moveleiro situado na área e que faz parte do plano de desenvolvimento econômico do município.
Saúde e Educação
Além das estradas na zona rural do município, estão em andamento na Terra do Guaraná, quatro importantes obras destinadas aos setores social, educacional e de saúde no oitavo maior município do Amazonas.
Com capacidade para atender 450 crianças diariamente, duas creches, nos bairros Donga Michiles e Senador José Estaves, estão avançando rapidamente e até o final deste trimestre deverão ser entregues.
Após a reforma e inauguração da Unidade Básica de Saúde Francisco Sérgio em junho, a prefeitura continua com o programa de recuperação da infraestrutura do sistema municipal de saúde e já conclui as obras na UBS do bairro Jorge Brito e se prepara para iniciar as ações no bairro Cecília de Oliveira.