Maués um dos municípios com o maior número de longevos do país. O seu guaraná, com ação anti-infamatória e modeladora do sangue, pode ser um dos principais fatores que fazem a população viver mais, no entanto, a prática constante de exercícios físicos também é essencial. Essa é a aposta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que reativou na última segunda-feira, 20, o “Caminhada: Longevidade com Saúde”, projeto que oferece atividades físicas supervisionadas para os idosos de Maués.
As atividades são coordenadas pelo educador físico “Marcão” que anima a melhor idade todas as segundas, quartas e quintas em lugares específicos do município. As caminhadas e outros exercícios começam bem cedo, a partir de 6h da manhã.
“Nós queremos diminuir o índice de pessoas pegando remédios para hipertensão nos postos de saúde, pois já foi comprovado cientificamente que atividades físicas melhoram a pressão arterial. E a intenção é essa: promover saúde para a população da terceira idade.”, explicou o educador físico, Marcos Martins.
Além do educador físico, outros profissionais como assistentes sociais, psicólogos e fisioterapeutas compõem a equipe do Nasf. A estimativa é que o projeto atenda entre 30 e 50 pessoas por dia.
“Essas atividades que vão ser realizadas sempre nas segundas, quartas e quintas são destinadas a idosos que são hipertensos, diabéticos e portadores de outras doenças crônicas. Além dos idosos, outras pessoas que também necessitam de um acompanhamento especial em relação às atividades físicas também podem participar.”, ressaltou o fisioterapeuta Rafael Silvestre do NASF.
Confira a programação
Segunda-feira:
6h – No Tunicão e no Posto Cecília
16h – Posto Aracy Mafra Monteiro (Centro)
Quarta-feira:
6h – Academia da Saúde/Jorge Brito
16h – Posto Aracy Mafra Monteiro (Centro)
Quinta-feira:
06h – UBS Irmã Verônica (Mário Fonseca)
16h – UBS Dorita (Santa Tereza/Santa Luzia)